Neste artigo, mostrarei por que a auto-publicação de um e-book é uma boa ideia, como formatar um e-book para publicação, exclusividade ou difusão em várias plataformas, sites específicos disponíveis para a publicação de e-books e quais informações você precisa , pensamentos sobre preços e pirataria.

Quando os autores pensam em publicar um livro, eles geralmente se concentram na impressão, mas colocar um ebook ao lado do livro impresso, ou mesmo apenas um ebook por si só, é uma ideia muito melhor. Aqui está o porquê.

(a) A maioria dos autores independentes obtém a maior parte de sua receita com e-books.

No exercício financeiro de 2016-2017, obtive 86% da minha receita de vendas de livros com as vendas de e-books . Há mais lucro por e-livro, porque não há impressão ou envio. Os leitores também podem comprar imediatamente eles ouvem sobre o livro, então a barreira para comprar é menor. Se você não possui uma versão em e-book, está perdendo um monte de leitores e receita.

Você pode vender seus livros para qualquer pessoa no mundo pela Internet sem custos de impressão ou envio. Você realmente pode ter um negócio global multinacional na sua mesa de trabalho, o que é emocionante!

(b) É um mercado em crescimento enorme.

Há relatos na imprensa tradicional sobre a desaceleração das vendas de e-books no Brasil, mas isso é distorcido por dados que relatam apenas livros com ISBN. Muitas autores, inclusive eu, não usam ISBNs para e-books. De fato, o Author Earnings reportou em outubro de 2015 que 33% de todos os e-books vendidos no Brasil não possuem ISBN e nenhuma dessas vendas é contabilizada nos relatórios de imprensa tradicionais. O relatório de fevereiro de 2016 demonstrou que a porcentagem de participação no mercado de e-books de autores independentes continua a crescer no mercado do Brasil .

Lembre-se, isso é apenas no Brasil . O mercado de e-books é considerado ‘maduro’ no Brasil , Reino Unido, Canadá e Austrália, mas a maioria do resto do mundo mal começou no caminho do crescimento digital.

Dois anos atrás, eu havia vendido apenas livros em cinco países, mas em julho de 2017 eu já havia vendido e-books (em inglês) em 83 países. Esses fluxos de vendas são escassos no momento, mas só crescerão nos próximos anos quando os leitores começarem a fazer a transição para o digital. É inevitável com o surgimento da tecnologia móvel e do streaming da Internet.

(c) A velocidade da publicação significa que você tem controle sobre quando e como os leitores podem adquirir seu livro.

Depois de clicar em Publicar, seu e-book poderá ser vendido em 24 horas, às vezes em menos de 4 horas. Assim, você pode publicar e ter um livro para ganhar dinheiro antes do almoço. Isso é simplesmente brilhante!

(d) Os e-books são de menor risco porque têm um custo de entrada menor.

É grátis para publicar automaticamente nas plataformas de e-book mais populares. Obviamente, você precisa pagar antecipadamente a edição e o design da capa, mas a publicação real é gratuita e as lojas recebem uma pequena porcentagem das vendas. Em comparação com a maioria dos outros modelos de negócios, a publicação nesta era digital tem custos indiretos baixos, baixos custos de entrada e potencialmente uma alta margem de retorno.

Felizmente, agora você está convencido de que precisa publicar um e-book. Então, como você começa?

Como formatar um e-book

Você precisa de um arquivo de ebook formatado para carregar nas plataformas de publicação. Este é o seu manuscrito editado e concluído em formatos específicos:
• .mobi para Amazon
• .ePub para as outras lojas

Você tem duas opções para produzi-las:
• Aprenda a fazer você mesmo – como eu fiz – e realmente não é tão difícil, especialmente se você tiver livros de texto sem tabelas e imagens

• Terceirize esta tarefa e pague a um profissional para formatar o livro. Clique aqui para obter links para formatadores de livros .

Uma das razões pelas quais eu gosto de manter a formatação sob meu controle é porque geralmente mudamos nossos e-livros ao longo do tempo. Toda vez que publico um novo livro em uma série, quero atualizar a matéria anterior dos livros anteriores com links para o novo livro.

Existem também os erros inevitáveis . Não importa quantos editores você use, alguém sempre encontrará um problema. Obviamente, isso também acontece com os livros publicados tradicionalmente. Pode demorar um mês ou dois, pode demorar um ano depois, mas você sabe que vai querer consertá-lo! Se você tiver controle, poderá corrigi-lo e fazer upload de um novo arquivo. Se você terceirizar esta tarefa, precisará pagar por essas atualizações e não será tão rápido.

Formatação faça você mesmo o design. Eu uso o Vellum para formatar meus e-books (e você também pode usá-lo para formatação de impressão.) É incrivelmente fácil de usar e cria lindos e-books em vários formatos. Na verdade, torna a formatação divertida e significa que você pode atualizar seus livros o quanto quiser.