Mala direta foi dada uma má reputação por causa do uso excessivo e peças de correspondência mal concebidas. As pessoas tendem a perceber a mala direta como lixo eletrônico. No entanto, quando você tem um grupo finito e identificável de pessoas que são clientes em potencial para seus livros, a mala direta pode ser uma ferramenta eficiente de marketing de livros que você pode usar para alcançá-los.

O marketing de mala direta lhe dá o controle do tempo, entrega e conteúdo da sua promoção, um custo fixo pré-determinado e os meios para prever e medir o retorno do seu investimento em marketing.

Infelizmente, o marketing de mala direta é muitas vezes implementado simplesmente através da compra de uma lista de discussão e, em seguida, o envio de uma brochura existente. A menos que você primeiro prepare um plano de marketing de livros , incluindo uma maneira de avaliar seu sucesso relativo , você pode acabar desperdiçando dinheiro e se desiludindo com a potencial eficácia de uma campanha de mala direta estratégica.

Seu plano pode ser um documento simples que descreve as ações que você pretende tomar nas seis áreas principais a seguir.

O produto

Nem todos os livros são destinados ao marketing direto bem-sucedido. Você tem que perguntar, é o que você está oferecendo através do seu marketing de mala direta um valor real para o custo para o cliente? Custo para o cliente pode ser o seu tempo e esforço para fazer o que seu mala direta está pedindo ou custos financeiros reais. Se você está tentando esgotar seu estoque de livros com preços altos simplesmente oferecendo um preço reduzido via mala direta, você pode ficar desapontado. Em vez disso, pense em sua oferta do ponto de vista do destinatário. O que você tem a oferecer realmente merece atenção e ações subsequentes? O que há para eles? Mas também, determine quantos destinatários você precisará tomar medidas de sua correspondência para que valha a pena para você? O que tem para você?

A lista de alvos

Ao enviar para clientes existentes, verifique se sua lista está atualizada e se foi limpa recentemente (nomes antigos foram eliminados). Mas também garanta que as pessoas para as quais você está enviando possam atuar em sua oferta. Considere quem tem mais probabilidade de se interessar e agir de acordo com sua oferta e enviar apenas para esse público .

A oferta

A parte mais importante da sua campanha de mala direta não é seu livro, mas a oferta que o envolve em relação ao público para o qual você está enviando. Existem várias proposições básicas que você pode usar por si ou em várias combinações, dependendo de seus objetivos. Aqui estão alguns:

  • Informação gratuita: Esta é frequentemente a oferta mais eficaz, especialmente quando o seu objetivo é gerar leads para futuros negócios. Diga às pessoas que quando visitam uma página específica do seu site e preenchem um formulário, elas também recebem um guia especial ou alguma outra informação útil e gratuita.
  • Amostras: Se você estiver vendendo um livro infantil, uma amostra de uma das ilustrações mostrará às pessoas a qualidade que podem esperar quando comprarem seu livro.
  • Limite de Tempo: Definir um limite de tempo para uma determinada oferta força a ação.Normalmente, é mais eficaz nomear uma data específica em vez de um período de tempo.
  • Descontos: Um desconto é uma atração popular e é particularmente eficaz quando o valor do seu livro está bem estabelecido. Três tipos de descontos são normalmente oferecidos: dinheiro, uma ordem introdutória ou compras de volume. Fornecer frete grátis pode ser considerado um desconto.
  • Stock Up: Este é um dos favoritos dos editores de séries de livros . Por exemplo, você poderia oferecer um conjunto de doze livros com desconto, um para ser enviado a cada mês. Este tipo de promoção é possível graças à garantia de uma compra a granel (12 livros) e envolve o cliente por mais tempo, esperando que ele receba o próximo livro.
  • Dom gratuito: para obter melhores resultados, teste vários presentes para determinar o mais atraente para o público-alvo . O critério mais importante para a seleção de presentes é 1) adequação do presente em relação ao seu livro, 2) seu efeito em repetir negócios e 3) lucro líquido do envio, incluindo o custo do presente.
  • Presente secreto: Se o cliente em potencial completar a chamada para ação no mala direta, ele ou ela receberá um presente grátis e sem nome.
  • Alternativas deluxe: Dê ao cliente uma escolha entre o seu livro com encadernação perfeita e sua edição especial encadernada em couro. Uma cópia autografada ou página de dedicação (que você pode fazer com a opção de personalização do IngramSpark ) também pode ser considerada uma alternativa de luxo.
  • Retargeting: Esta oferta tem sucesso na premissa de que o melhor momento para vender as pessoas é logo depois de vendê-las. Aqui você oferece mais do que eles compraram originalmente: livros ou itens relacionados.

O formato

O formato padrão para mala direta é a embalagem , a oferta (incluindo os benefícios para explicar por que alguém gostaria de participar) e um meio para que eles respondam (ou seja, um URL específico para eles visitarem em seu site para aproveitar seus benefícios diretos). oferta de correio).

O teste

Antes de embarcar em uma correspondência nacional de 10.000 peças, teste em uma escala menor a escolha do título do livro, a lista que você usará, a oferta que você fará e os diferentes formatos que planeja usar. Teste também o tempo de envio de correspondência e áreas geográficas alternativas .

Avaliação

Antes de conduzir sua campanha de mala direta, verifique se ela será lucrativa para você. Calcule o custo da correspondência para fazer a oferta, além do custo de envio do seu livro em resposta a um pedido. Você pode determinar o que você fará em cada venda do seu livro usando a calculadora de compensação do editor do IngramSpark .

Mala direta é uma arma de marketing de livros direcionados que pode ajudá-lo a vender mais livros, testar novos títulos, gerar leads de vendas ou comunicar informações sobre seus livros, marca , plataforma de autor e negócios . Pode ser um complemento eficaz e eficiente à sua estratégia promocional, quando usado corretamente.